jusbrasil.com.br
22 de Julho de 2017

Wikipedia proibida na Turquia

Carlos Eduardo de Araujo Cavalcante, Advogado
há 9 dias

As autoridades da Turquia bloquearam neste sábado (29) o acesso à enciclopédia virtual Wikipédia em todos os seus idiomas alegando "considerações legais", mas sem esclarecer os motivos que levaram a esta medida.

"Após uma análise técnica e as considerações legais baseadas na lei 5651 (que regulamenta os conteúdos e a criminalidade na internet), foi tomada uma medida administrativa para o site wikipedia.org", anunciou em um comunicado a Autoridade de Informação e Comunicação da Turquia (BTK, sigla em curdo).

De acordo com a lei, a BTK deve solicitar a um tribunal que confirme a proibição de acesso até 24 horas depois de aplicar a medida.

O bloqueio é efetivo desde a manhã deste sábado e afeta o acesso ao site Wikipédia em todos os idiomas em que está disponível.

"A perda de acesso corresponde aos filtros de internet utilizados para censurar o conteúdo no país", assegurou em uma nota o Turkey Blocks, um grupo que se dedica a monitorar as restrições ao uso da internet na Turquia.

Vários jornais afirmaram que o governo turco pediu que a enciclopédia virtual retirasse artigos que considerava que faziam apologia ao terrorismo, mas a Wikipédia se negou a fazê-lo.

A Turquia já bloqueou no passado o acesso a redes sociais como Twitter e Youtube.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/turquia-bloqueia-acessoawikipedia.ghtml

Acesso em 12 de julho de 2017, às 21:40 (UTC/GMT-03:00)

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)