Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Wikipedia proibida na Turquia

há 7 anos

As autoridades da Turquia bloquearam neste sábado (29) o acesso à enciclopédia virtual Wikipédia em todos os seus idiomas alegando "considerações legais", mas sem esclarecer os motivos que levaram a esta medida.

"Após uma análise técnica e as considerações legais baseadas na lei 5651 (que regulamenta os conteúdos e a criminalidade na internet), foi tomada uma medida administrativa para o site wikipedia.org", anunciou em um comunicado a Autoridade de Informação e Comunicação da Turquia (BTK, sigla em curdo).

De acordo com a lei, a BTK deve solicitar a um tribunal que confirme a proibição de acesso até 24 horas depois de aplicar a medida.

O bloqueio é efetivo desde a manhã deste sábado e afeta o acesso ao site Wikipédia em todos os idiomas em que está disponível.

"A perda de acesso corresponde aos filtros de internet utilizados para censurar o conteúdo no país", assegurou em uma nota o Turkey Blocks, um grupo que se dedica a monitorar as restrições ao uso da internet na Turquia.

Vários jornais afirmaram que o governo turco pediu que a enciclopédia virtual retirasse artigos que considerava que faziam apologia ao terrorismo, mas a Wikipédia se negou a fazê-lo.

A Turquia já bloqueou no passado o acesso a redes sociais como Twitter e Youtube.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/turquia-bloqueia-acessoawikipedia.ghtml

Acesso em 12 de julho de 2017, às 21:40 (UTC/GMT-03:00)

  • Sobre o autorAdvogado. Mais de 22 anos de experiência no Direito.
  • Publicações7
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações149
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/wikipedia-proibida-na-turquia/477502059

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A Turquia é uma vergonha mundial mesmo... continuar lendo